Improviso – Noturno.

áporo
adj. s. m.
Diz-se do ou o problema de difícil solução.

Difícil ou impossível? Esse foi sem dúvida o melhor título para coleção de coisas escritas que eu já achei, percebo. Porque é disso que se trata – quando Drummond, em “Passagem do Ano”, lembra dos nossos “recursos”

(O recurso de se embriagar.
O recurso da dança e do grito,
o recurso da bola colorida,
o recurso de Kant e da poesia,
)

Para, logo depois, concluir com maestria:

todos eles… e nenhum resolve.

O que é um blog? Um formato de veiculação\publicação de escritos. O que são esses escritos e por que eles existem? Não são senão a sintomática de nossa chaga, são vestígios do áporo que se apresenta para nós constantemente – e que alguns chamam Vida -.

Evidentemente um blog, por melhor que seja, não resolverá nada; nem para seus leitores, nem para seu escritor condenado. Mas é preciso tentar. O Velho de Hemingway nos inspira, mas somos tão fracos! A luta com o peixe se desenrola por dias e, mesmo após a vitória, o prêmio que a vida dá ao velho é nenhum: os tubarões comem toda a carne do gigante peixe-espada. Então, por que continuamos mesmo adivinhando, no fundo de nossa alma, a insolubilidade de nós mesmos? É provável que essa pergunta não possua resposta. Somos forçados a responder sem saber a resposta; atormentados, caminhamos insones revendo “tudo o que poderia ter sido e que não foi“; os fetos natimortos de nossos sonhos – as escolhas que não fizemos, sempre radiosas. Será que um dia faremos a escolha certa? Há a escolha certa? Aspirávamos aos céus, mas encontramos só uma terra miserável. Houve, algum dia, um contorno que ignoramos?

E o interminável turbilhão de perguntas se dirige ao deus que não existe.

Perdoem-me.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: