Ser-aí


“A criança que eu fui não viu a paisagem tal como o adulto em que se tornou seria tentado a imaginá-la desde a sua altura de homem. A criança, durante o tempo que o foi, estava simplesmente na paisagem, fazia parte dela, não a interrogava, não dizia nem pensava, por estas ou outras palavras: “Que bela paisagem, que magnífico panorama, que deslumbrante ponto de vista!” […]”

(Saramago, J.; As Pequenas Memórias)

Anúncios
3 comentários
  1. Primrose disse:

    Talvez a nostalgia da infância seja a falta que sentimos de apenas ‘perceber’ o mundo; estar imersos no tempo Kairós sem mesmo dar-nos conta de que pertencemos à alguma temporalidade.
    Sem a necessidade de ‘explicar’ o porque, afinal, as coisas que realmente importam (ou seja, aquelas que criam e recriam os significados das nossas vidas)são inexplicáveis e em muitas vezes indizíveis.
    Para quê restringir as sensações da infância (e porque não as de agora também) à frágeis e pequenas palavras ou descrições se temos em nossa existência a possibilidade de apenas (re)senti-las?
    E abstraindo um pouco mais do tema: Porque acabar com amizades, estragar laços ou se sentir indesejado se o que compõe a nossa visão da relação é a Sensação (de familiaridade, carinho, compreensão) e não as palavras e discursos os quais, mesmo sendo verdadeiros, nunca expressarão por completo o que é realmente vivenciado?!

    • Guilherme disse:

      É até angustiante essa necessidade latente de resumir tudo em palavras. Me dou conta, cada vez mais, de como as palavras restringem todas as nossas sensações, vivências, por que não dizer nossa essência, aquilo que de que lembramos com tanto carinho. Discursar é como tentar encaixar um infinito em um módico recipiente. E tudo que transborda se perde.

  2. Igor disse:

    Só pra constar que eu só habilito comentários nessa joça por causa de vocês. ❤

    hahah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: